#beda25 – Dica de Série: ’13 Reasons Why’

Terminei ’13 Reasons Why’ no final da semana passada, mas só decidi escrever sobre ela agora, especialmente porque é uma série séria, que exige atenção e muita digestão.
Como eu já havia lido o livro (tem resenha dele AQUI!), já sabia do que se tratava, já conhecia a história, já estava familiarizada com os personagens e já sabia o desfecho da trama, mas MESMO ASSIM, consegui ser surpreendida por pequenos detalhes durante a série.

Contando a história de Hannah Baker (Katherine Langford), ’13 Reasons Why’ traz em 13 episódios, Clay Jensen (Dylan Minnette) ouvindo 13 fitas que Hannah gravou antes de se suicidar (isso não é um spoiler!) com 13 motivos que ~explicam~ os ‘porques’ do que ela fez.
13-reasons-why

Já adianto que não achei a série INCRÍVEL, mas achei a série extremamente IMPORTANTE e não apenas pelos temas, mas pela forma como ela os aborda, com uma linguagem simples e triste.

Começo falando que, mesmo seguindo a mesma história do livro, na série, parece que os personagens conseguem nos cativar mais e chegar mais fundo no espectador/leitor, do que na obra de Jay Asher.
Um exemplo foi o personagem Jeff Atkins (interpretado BRILHANTEMENTE por Brandon Larracuente), que durante o livro não soa com a importância e não recebe nossa empatia como acontece na série. Assistindo, fiquei com vontade de abraça-lo a cada cena!
Além disso, na série, com rostos a cada uma das histórias contadas, senti que consegui desenvolver mais sentimentos pelos personagens, exatamente como descrevi acima, mas não apenas para o lado positivo. Bryce Walker (Justin Prentice) estava tão bem em seu papel que me despertou uma ira, um asco, impressionante.
PicMonkey Collage

Por ser uma série que fala com um público mais jovem, como também já disse acima, achei uma sábia decisão da Netflix em produzi-la, mas ainda assim vale ressaltar que a é uma história triste e pesada. Cenas tensas são mostradas e, mesmo com os avisos que antecedem aos episódios mais sombrios, não acho que seja pra qualquer espectador. Tem que ter estômago sim.
No mais, não vou citar nenhum dos motivos da protagonista ou o que achei deles, porque acho que isso é algo que cada um vai concluir com sua experiência/bagagem de vida, então, mais um ponto pra série, que além de trazer essa reflexão, também traz pra realidade algo que acontece e muita gente não enxerga.

Não vou questionar a montagem da série, porque acredito que, qualquer erro que se tenha dado, foi especificamente pelo fato dela diluir o livro em mais episódios que o necessário pra tudo fazer sentido, mas a produção é IMPECÁVEL e a trilha sonora ENCANTADORA! (Vale a pena buscar a playlist dela no #Spotify).

Como vocês puderam ler nessa ~resenha~ gigante, é difícil falar sobre ’13 Reasons Why’.
A série é importante e merece ser debatida, mesmo com suas ressalvas e suas milhares de formas possíveis de ser absorvida.

Se você já assistiu a série, me conta o que achou nos comentários!
Ficou com vontade de ver? Me conta também!
Vamos conversar!

beijos♥

Anúncios

2 comentários sobre “#beda25 – Dica de Série: ’13 Reasons Why’

  1. Eu achei a série muito boa. É difícil algo inovador num gênero tão cheio de clichês e estereótipos. Como os atletas as líderes de torcida, nerds etc. Ainda assim eles conseguiram surpreender, ainda mais na trama que já se sabe como termina. As atuações ajudaram. Eu também gostei dos detalhes visuais para diferenciar presente e passado como os tons levemente mais quentes nos flashbacks e o detalhe do curativo. No mais eu trato da questão educacional e o contexto social em https://teclogos.wordpress.com/2017/05/29/a-serie-o-iceberg-e-varios-numeros-13-reasons-why-e-4-problemas-estruturais-da-escola/

    Curtido por 1 pessoa

Conta pra mim o que você achou?!♥

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s