Dica de Série: ‘Black Mirror’♥

Claro que assim que a interwebs ficou em polvorosa com a estréia da terceira temporada de ‘Black Mirror’, desta vez produzida e lançada pelo Netflix, fui correndo pra frente da tela mais próxima saber do que se tratava e migos, QUE SÉRIE!

Deixando claro, logo nesse início de post que, nada que eu diga poderá definir a série e te convencer VEEMENTEMENTE a ir assisti-la, vale a tentativa de te fazer pelo menos TENTAR.

wallpaper-black-mirror

Criada por Charlie Brooker, ‘Black Mirror’, traz a tona a relação de um futuro próximo entre a tecnologia, a sociedade e, na maioria das vezes, a ética.
Dividida em 3 temporadas, a série tem em cada episódio uma história TOTALMENTE INDEPENDENTE da outra (inclusive se tratando de elenco),e em cada uma, aborda toda essa correlação, especialmente o impacto de cada interação moderna no andamento da história de cada um dos personagens.
Com roteiros, textos e histórias chocantes e reflexivas, ‘Black Mirror’ hoje é, na minha opinião, uma das melhores séries da atualidade.

Pra deixar a genialidade da série ainda mais clara, fiz um apanhado (por temporada) de cada um dos episódios (SEM SPOILERS!), contando o que achei e classificando o nível de impacto pessoal de cada um.

Temporada 1 (2011)
picmonkey-collage1Ep. 1 – ‘The National Anthem’
Por ser o primeiro episódio da série, tem mesmo a carga necessária para chocar.
Me deixou totalmente desnorteada (vocês vão ler muito isso!) e pensativa quanto ao tema principal: até onde você iria pra proteger alguém?

Ep. 2 – ‘Fifteen Million Merits’
Impressiona pela semelhança ZERO com o primeiro episódio.
O tema é outro, a abordagem é outra e o questionamento também muda.
Achei super importante para o tempo que vivemos.

Ep. 3 – ‘The Entire History of You’
Meu episódio favorito na temporada, por abordar algo muito próximo a nossa realidade.
Vale pelas atuações incríveis e pela história que se desenrola com aquela identificação pessoal, por ser algo que vivemos no nosso dia a dia.

Temporada 2 (2013)
picmonkey-collage2Ep. 1 – ‘Be Right Back’
Possivelmente meu episódio favorito em toda a série, que mais uma vez, aborda as relações interpessoais e a superação humana, questionando se a tecnologia é sua aliada.
Além disso, ainda conta com grandes atores estrelando o episódio: Domhnall Gleeson (‘Questão de Tempo’) e Hayley Atwell (‘Agente Carter’).

Ep. 2 – ‘White Bear’
Com um plot-twist impressionante no final, o episódio não é o melhor, mas é o que mais surpreende em questão de qualidade.
Começa violento e tenso, e termina com grandes questionamentos em aberto e um tom amargo na boca do espectador.

Ep. 3 – ‘The Waldo Moment’
Mesmo considerando a atual situação do mundo, e entendendo o quão contemporâneo e importante o tema central do episódio é, achei o mais fraco de toda a série.
Tive a sensação que ele demora a engatar no objetivo principal.

Especial Natal
Ep. 4 – ‘White Christmas’
2-4
O episódio especial de Natal, estrelado por Jon Hamm (‘Mad Man’), tem pouco mais de uma hora de duração e entrelaça um pouco de tudo o que a série já mostrou até esse ponto: o uso da tecnologia, a conflitante relação entre quem são e em quem se refazem para se adaptarmos a ela, o quão influenciáveis e vulneráveis podem se sentir sem as relações interpessoais e as interações com outras pessoas de verdade, enfim…
Toda essa gama de assuntos e temas éticos, pessoais, morais e tecnológicos, com maestria e desenvoltura para um fechamento digno desta segunda temporada.

Temporada 3 (2016)
picmonkey-collage3Ep. 1 – ‘Nosedive’
O conceito simples de uma vida baseada em créditos dados via redes sociais, reflete no que estamos vivendo hoje e no que isso pode se tornar.

Ep. 2 – ‘Playtest’
Mais um conceito simples com base na tecnologia e arrependimento, colocando em foco a relação da humanidade com os caminhos alternativos da falta de limite.

Ep. 3 – ‘Shut Up and Dance’
O episódio mais impactante de toda a série, mostra um prisma diferente de uma história que já vimos, com o senso de justiça do espectador totalmente colocado em cheque.

Ep. 4 – ‘San Junipero’
Leve e bonito, um jeito inusitado de falar de morte, de experimentos e dos impactos de tudo isso numa vida do futuro próximo.

Ep. 5 – ‘Men Against Fire’
Mais um episódio com um tema atual MUITO bem trabalhado, além de uma produção épica (digna de blockbuster).

Ep. 6 – ‘Hated in the Nation’
Na minha opinião, um episódio fraco para final de uma temporada tão densa e recheada de possibilidades e histórias. Ainda assim, mais uma vez, um tema contemporaneo e cheio de questionamentos sobre a interação humana com a tecnologia e o papel da ética e moral nela.

*

A série é real, provocadora e cheia de nuances que te levam do estado nervoso ao sereno em poucos minutos.
Não é sobre finais felizes e ainda deixa os espectador com a sensação terrível de que ninguém está a salvo. Um aviso mesmo.
capturar

Depois que você assistir TUDO, me conta aqui nos comentários (ou se você já assistiu, FALA COMIGO SOBRE ELA! Estou PIRADÍSSIMA!).
Se eu te convenci muito e você se interessou pela série, te aconselho também a ler ESSA entrevista com o criador de ‘Black Mirror’, Charlie Brooker pra saber mais do que ele imagina sobre a série.

Vamos falar sobre!
Beijos♥

Anúncios

7 comentários sobre “Dica de Série: ‘Black Mirror’♥

  1. A minha análise tinha saído no dia 18, e já tem um tempo que terminei de ver os episódios. Porém, por mais que o tempo passe tem certos momentos que não saem da minha cabeça e voltam a tona sabe? A maioria dos episódios mexeram muito comigo, passo um tempão filosofando sobre os caminhos que temos tomado em termos de comportamento diante da imediata informação, ineditismos diários e a falsa proteção de anonimato que a internet nos traz. Acredito que vivemos em um mundo cada vez mais Black mesmo.

    XoXo Verinha!

    Curtido por 1 pessoa

Conta pra mim o que você achou?!♥

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s