Lidos: Os livros de Junho!♥

Em junho muita coisa aconteceu na minha vida literária.
Foi esse mês que me deparei com a primeira leitura não-concluída do ano, por uma sequência surpreendente e por outros dois livros sensíveis.

PicMonkey Collage

O Mundo Pós-Aniversário – Lionel Shriver
Editora: Intrínseca
Sinopse:‘O Mundo Pós-Aniversário’ retrata o relacionamento aparentemente sólido de um casal de americanos radicado em Londres. Ele é um disciplinado pesquisador de um instituto de estudos estratégicos; ela, uma acomodada ilustradora de livros que depara com uma vontade incontrolável de beijar outro homem; um velho amigo do casal, impetuoso jogador de sinuca que figura no topo do ranking do esporte, um dos mais populares entre os britânicos.
Capítulo a capítulo, Lionel Shriver nos oferece desdobramentos do futuro dessa mulher sob a influência de dois homens radicalmente diferentes, e assim escreve duas histórias. A partir daquele único beijo, mostra alternativas de união ou rompimento, e explora as conseqüências e as motivações mais íntimas de uma escolha.
Determinar qual seria o melhor caminho não é óbvio nem fácil, mas a análise dos dois destinos nos quais a autora enreda os personagens e os leitores é memorável. Escrito com a sutileza e a sagacidade que são as marcas registradas da obra de Lionel Shriver, O mundo pós-aniversário é um apelo para aquele ‘talvez’ que intriga e provoca todos nós.’
O que eu achei:O Mundo Pós-Aniversário’ foi o primeiro livro de 2016 que não consegui terminar.
Embora tenha um ideia de trama inicial boa, o livro contou com um problema muito ‘gritante‘ pra mim: ambas as histórias são muito opostas, exageradamente opostas, o que tira um pouco da naturalidade e sutileza que eu acho que a forma com que é escrita pedia.
Cheguei a página 150 (mais ou menos) e não recomendo para quem não tem aquela paciência com devaneios e descrições minusciosas durante a trama.

Métrica – Slammed (Vol. I) – Colleen Hoover
Editora: Record
Sinopse:‘Após a morte do pai, a ausência torna-se a maior companheira de Lake. A responsabilidade pela mãe e pelo irmão caçula a congelam num limbo de luto e dor. Por fora, ela parece corajosa e tenaz; por dentro, está perdendo as esperanças. E se mudar do único lar que conheceu não ajuda em nada.
Agora em uma nova casa, em uma nova cidade, ela precisa achar seu caminho. E um rapaz apaixonado por poesia pode ser o guia perfeito. Quando conhece o novo vizinho, Layken imediatamente sente uma intensa conexão. Algo que finalmente parece desanuviar um pouco sua realidade.
Mas o caminho da verdadeira felicidade não é feito de tijolos dourados, e logo uma revelação atordoante faz o novo relacionamento ser bruscamente interrompido. O dia a dia vai se tornando cada vez mais doloroso á medida que eles se esforçam para encontrar um equilíbrio entre os sentimentos que os aproximam e as forças que os separam.
Layken e Will precisam decidir se o amor é mesmo a maior das recompensas. E se estão dispostos a tudo para vivê-lo. Até mesmo magoar um ao outro. Na poesia dos dois, talvez a estrofe perfeita seja solitária e ímpar. E amor rime com dor.

O que eu achei: Li ‘Métrica’ como uma indicação da linda da Mari e preciso dizer que li em tipo, dois dias.
A história é BEM açucarada, dessas que envolvem e derretem o coração dos que gostam de um romance bem clichê.
Mesmo não sendo meu tipo favorito de livros, fui muito cativada pelos personagens e acabei torcendo pelo final feliz.

Pausa – Slammed (Vol. II) – Colleen Hoover
Editora: Record
Sinopse:‘Destinados um ao outro, Layken e Will superaram os obstáculos que ameaçavam seu amor. Mas estão prestes a aprender, no entanto, que aquilo que os uniu pode se transformar, justamente, na razão de sua separação. O amor pode não ser o bastante. Depois de testado por tragédias, proibições e desencontros, o relacionamento de Layken e Will enfrenta novos desafios. Talvez a poesia desse casal acabe num verão solitário… Sem direito a rimas ou ritmo. A ex-namorada de Will retorna arrependida de ter deixado o rapaz. E está disposta a tudo para reconquistá-lo. Insegura, Layken começa a ler novas reações no comportamento do rapaz. E na insistência para adiar a ‘primeira vez’ de ambos. Presos em uma ironia cruel do destino, eles precisam descobrir se o que sentem é verdadeiro ou fruto da extraordinária situação que os uniu. Será que é amor? Ou apenas compaixão? Layken passa a questionar a base de seu relacionamento com Will. E ele precisa provar seu amor para uma garota que parece não conseguir parar de ‘esculpir abóboras’. Mas quando tudo parece resolvido, o casal se depara com um desafio ainda maior – e que talvez mude não só suas vidas, mas também as vidas de todos que dependem deles.
O que eu achei: Assim como seu anterior, ‘Pausa’ também é um romance desses açucarados, bem clichê, com uma história rápida, envolvente e (pro meu gosto) um pouco exagerada, mas que, de novo, é rápida e conta com personagens carismáticos.
Vale pra quem quer uma leitura bem ‘passa tempo’.

Essa Garota – Slammed (Vol. III) – Colleen Hoover
Editora: Record
Sinopse:‘O amor de Will e Layken enfrentou e venceu proibições, impedimentos, ciúme, tragédia. Mas, agora casados, os dois se sentem seguros do sentimento que os une.
Lake e Will estão em plena lua de mel, encantados com o futuro que têm pela frente. Lake quer saber tudo que há para saber sobre o marido e mesmo quando este se torna reticente quanto a despertar memórias dolorosas. Pouco a pouco, Lake convence Will a desembaraçar os nós da própria história e, pela primeira vez, seus mais íntimos sentimentos e pensamentos ganham voz.
Sob a ótica de Will, revisitamos os bons e maus momentos. E conhecemos alguns fatos chocantes. O futuro de Will e Lake agora depende de como os dois lidarão com essas revelações.

O que eu achei: Depois de ler seus antecessores, quando cheguei em ‘Essa Garota’ já estava completamente sem paciência para a história de Will e Lake.
Comecei o livro, mas o achei repetitivo e, o fato de ser toda a história do ponto de vista dele, acabou me lembrando ‘Crepúsculo‘, que li adolescente e adorei, mas que depois de ~velha~ me soou cansativo e exagerado.

Amy e Matthew – Cammie McGovern
Editora: Galera Record
Sinopse: ‘Amy e Matthew não se conheciam realmente. Não eram amigos. Matthew sabia quem ela era, claro, mas ele também sabia quem eram várias outras pessoas que não eram seus amigos.Amy tinha uma eterna fachada de felicidade estampada em seu rosto, mesmo tendo uma debilitante deficiência que restringe seus movimentos. Matthew nunca planejou contar a Amy o que pensava, mas depois que a diz para enxergar a realidade e parar de se enganar, ela percebe que é exatamente de alguém assim que precisa.À medida que passam mais tempo juntos, Amy descobre que Matthew também tem seus problemas e segredos, e decide tentar ajudá-lo da mesma forma que ele a ajudou.E quando a relação que começou como uma amizade se transforma em outra coisa que nenhum dos dois esperava (ou sabe definir), eles percebem que falam tudo um para o outro… exceto o que mais importa.
O que eu achei: Não sabia muito o que esperar de ‘Amy e Matthew’, e acabei me surpreendendo com uma história densa, que se esconde bem na capa.
A história dos melhores amigos se desenrola de uma forma REALMENTE inesperada, primeiro, porque não sabemos logo ‘de cara‘ quais são as verdadeiras condições de ambos, o que já surpreende, e mais ainda, nos faz enxergar além das aparências ou posturas formais.
Achei a escrita fluida, a narração interessante e um livro com uma história que entretém, sem deixa pra trás os valores e o efeito ‘fazer-pensar’.

O Trem dos Órfãos – Christina Baker Kline
Editora: Planeta
Sinopse: ‘Quando Vivian Daly, uma senhora de 91 anos, decide se livrar de seus pertences antigos ela acaba recebendo a ajuda de Molly, uma adolescente órfã e rebelde, que está disposta a prestar serviços para não acabar no reformatório. Revivendo cada momento marcante de sua história, Vivian conta para Molly sobre sua família irlandesa pobre que foi de barco para Nova York em busca de uma nova vida e acabou morta em um incêndio. Sendo a única sobrevivente, ela foi levada por um trem com outras centenas de crianças que teriam seu destino decidido pela sorte. Seriam elas adotadas por famílias gentis e amáveis, ou teriam de encarar uma infância e adolescência de servidão e trabalho pesado?
O que eu achei: O livro é desses rapidinhos, sabem? Li em poucos dias, e muito disso são méritos de uma leitura fluída e uma história bem contada e emocionante.
Não achei um livro sensacional, com uma história incrível, mas indico para quem quer um livro com plano de fundo baseado em uma história real, sem grandes efeitos ou artifícios.

*

Quero MUITO sabe o que VOCÊ anda lendo e o que me indica!
Comenta aqui embaixo!

beijos♥

Anúncios

9 comentários sobre “Lidos: Os livros de Junho!♥

  1. Fiquei interessa pela trilogia, musa!! Parece ser muito boa, mas vai ter que esperar um tempo, pq estou com alguns sem nem terem sido tocados kkkkk E no momento estou lendo a sequência de “Como eu era antes de você”, o “Depois de você” e estou gostando muito <3
    Amei as indicações!!!
    Beeeijos

    Curtido por 1 pessoa

  2. Fiquei muito interessada por essa trilogia, parece ser daqueles clichês que a gente se apega hehe, e “Amy e Matthew” está na minha lista de livros faz um tempinho já, e com sua opinião, fiquei empolgada para ler… espero que consiga ler em breve!
    Beijinhos

    Curtido por 1 pessoa

  3. Hahaha Parabéns por conseguir terminar de ler a série Métrica!
    Concordo com você, a história é tão cliché e tão repetitiva que estou empacada no 2o e olha acho que não vou terminar, não.
    Eu sei que a Colleen pode ser boa por causa de Hopeless mas Métrica quase me fez desistir dela

    Curtido por 1 pessoa

Conta pra mim o que você achou?!♥

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s