Lidos: Os livros de Janeiro e Fevereiro!♥

Nota inicial: Aos poucos (bem aos poucos mesmo), estou voltando com o esse bloguinho que tanto amo! ♥

Durante todo o ano passado, tentei manter aqui no blog um desafio literário BEM legal, mas falhei em quase 50% dos objetivos. Por isso, pra 2016, me programei com um número de livros a serem lidos, sem a menor pressão, obrigação ou temáticas especificas (que era o caso do desafio).
A meta inicial foi a de 2 livros/mês, mas com esse começo de ano confuso cheio de férias/viagens/carnaval/etc etc etc, já falhei quase que miseravelmente RISOS.
Ainda assim, consegui ler algumas coisas já, e resolvi colocar aqui (a cada final de bimestre) de uma forma bem simples e sem spoilers, minha opinião e indicações.

PicMonkey Collage

O Sol É Para Todos (To Kill A Mockingbird) – Harper Lee
Sinopse: ‘Um livro emblemático sobre racismo e injustiça: a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça. ‘O Sol é Para Todos’, com seu texto “forte, melodramático, sutil, cômico” (The New Yorker) se tornou um clássico para todas as idades e gerações.’
O que eu achei: Que livro maravilhoso!
Fiquei impressionada em como um livro de publicação tão antiga (ele é do ano de 1960), possa trazer um aspecto tão atual (infelizmente) como o racismo e, em como as diferenças de classe influenciam diretamente no futuro de toda uma sociedade.
Muito bem escrito e cheio de personalidade, o livro é de leitura rápida e trás consigo, durante vários momentos, aqueles ápices que nos deixam sem conseguir largar.


Aruanda (Aruanda) – Robson Pinheiro

Sinopse: ‘Um romance espírita sobre pais-velhos, elementais e caboclos. Na companhia de pretos-velhos, caboclos e guardiões, o autor procura explorar os assuntos controvertidos, geralmente envoltos em tabus e preconceitos, tais como a magia negra, seus mecanismos de ação e suas consequências; os elementais, espíritos da natureza de que fala Kardec, e sua atuação nas reuniões mediúnicas. A visita a um laboratório das trevas, a obsessão complexa, com aparelhos parasitas e campos de força, bem como o feitiço que o autor-aprendiz relata, podem ser casos abordados em reuniões espíritas que empregam técnicas de apometria.’
O que eu achei: Tenho me envolvido cada dia mais no estudo da religião que frequento (vocês gostariam de ler mais sobre isso? Me contem nos comentários!), e ‘Aruanda’ é uma obra que retrata e sana dúvidas de uma forma leve, romanceada e bem didática.
Indico super para quem se interessa pelo assunto.


O Silo (Silo) – Hugh Howey

Sinopse: ‘O que você faria se o mundo lá fora fosse fatal, se o ar que respira pudesse matá-lo? E se vivesse confinado em um lugar em que cada nascimento precisa ser precedido por uma morte, e uma escolha errada pode significar o fim de toda a humanidade? Essa é a história de Juliette. Esse é o mundo do Silo. Em uma paisagem destruída e hostil, em um futuro ao qual poucos tiveram o azar de sobreviver, uma comunidade resiste, confinada em um gigantesco silo subterrâneo. Lá dentro, mulheres e homens vivem enclausurados, sob regulamentos estritos, cercados por segredos e mentiras. Para continuar ali, eles precisam seguir as regras, mas há quem se recuse a fazer isso. Essas pessoas são as que ousam sonhar e ter esperança, e que contagiam os outros com seu otimismo. Um crime cuja punição é simples e mortal. Elas são levadas para o lado de fora. Juliette é uma dessas pessoas. E talvez seja a última.’
O que eu achei: ‘O Silo’ começou como um caso de amor e ódio.
Lento e moroso, quase o abandonei, mas para minha sorte, um ‘turn-point‘ o deixou MUITO mais interessante do que eu jamais imaginaria que ele podia se tornar.
Pra quem gosta de histórias de aventura com um ‘quê’ do pós-apocalíptico como ‘Jogos Vorazes‘ e ‘Divergente‘, o livro é um prato cheio.
Com uma protagonista carismática e forte, passagens interessantes e uma habilidade narrativa diferenciada, a obra ainda conta com duas sequencias (‘A Ordem’ e ‘Dust’ – ainda não traduzida, nem publicada em português) e promete um desfecho incrível para a história.

#FIKDIK!
As três obras estão disponíveis em PDF ou E-Book no site ‘Lê Livros‘.

*
Se você já leu ou quer ler algum dos livros aí de cima, não esquece de me contar TUDO nos comentários!

Beijos♥

Anúncios

11 comentários sobre “Lidos: Os livros de Janeiro e Fevereiro!♥

  1. Eu demorei quase um mês para ler um livro, detalhe: era em alemão hahahahahaha Mas, no fim de tudo consegui, apesar de ter me decepcionado um pouco com a história em questao. Eu também já me atrasei bastante com minhas contas, lancei um projeto literário no Diver e ando procrastinando pra escrever a respeito do que li :3

    Gostei desses livros que tu lestes, parecem bem interessantes!
    Ein küsschen!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Fico feliz que você esteja voltando, no seu ritmo! Adoro seu espacinho aqui :)
    Sobre os livros, o que mais me interessou foi O Sol É Para Todos. É uma temática que acho bem interessante, apesar de lamentável, tendo em vista o quão atual ainda é. Talvez eu devesse ler Aruanda, para conhecer melhor alguns dos temas tabu. Sobre a religião, entendo que é um assunto que pode ser difícil tratar no blog, mas me interessa. Assim, se você decidir por não falar disso aqui, mas ainda quiser conversar sobre, me chama nos inbox da vida, haha
    Eu “estabeleci” uma meta de 1 livro por mês. Acho pouco, mas se cumprir, lerei mais do que ano passado. Já estou falhando, porém. Escolhi um livro grande para fevereiro e esse mês foi incrivelmente corrido. Acho, porém, que dá pra tirar o atraso com livros menores ou mais leves nos próximos meses!

    Curtido por 1 pessoa

    • Ah Lari
      Amizades como a sua me fazem ter vontade de continuar com esse bloguinho!
      Sobre a religão: amei que você se interessou! Estou me descobrindo ainda, mas ler e entender ao poucos vai clareando nossas crenças né?!
      O importante é pegar firme, mesmo que leia 1 livro só o ano todo, se ele acrescentar alguma coisa, já acho válido!
      Beijos e mais beijos♥

      Curtido por 1 pessoa

      • <3
        É muito boa essa troca, Verinha. Você também é uma das pessoas especiais que me fazem pensar no Yellow com carinho, sempre!
        Eu já passei por algumas fases quando o assunto é religião e concordo com a importância da busca do conhecimento. Vai ver, estamos num caminho parecido…
        Beijoo e obrigada por todo carinho :*

        Curtir

  3. […] O Sol É Para Todos – Harper Lee Sinopse: ‘Um livro emblemático sobre racismo e injustiça: a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça. ‘O Sol é Para Todos’, com seu texto “forte, melodramático, sutil, cômico” (The New Yorker) se tornou um clássico para todas as idades e gerações.’ Minha Resenha […]

    Curtir

Conta pra mim o que você achou?!♥

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s