4 coisas que aprendi com o feminismo!♥

Desde 2013 me tornei uma leitura assídua de conteúdos que envolviam, especialmente, o feminismo. Graças a toda essa leitura, conhecimento e atividade dentro do movimento, me tornei uma feminista e agora, posso dizer que, consigo entender e passar pra frente as bases da representação dele dentro da minha realidade.
Pensando nisso, decidi encorajar vocês, migos e migas a encararem cinco minutinhos dentro do tema e listei 4 coisas que aprendi com o feminismo.
Vem comigo!

Entender, identificar e eliminar (da vida) quem impede meu crescimento como mulher
Sabem aquele discurso do migo (pode ser alguém da família, um amigo, um boy magya) de ‘vocês, mulheres, sempre precisaram da gente‘ ou ‘nós temos que servir no exército, e vocês, o que fazem pela sociedade?‘, ou tipo isso?! Graças ao feminismo isso não existe mais por aqui!
Quando o migo ameaça abrir a boquinha pra ser caga regra eu simplesmente saio da sala felizona por não ter que ouvir tanta asneira :) (Se você não acredita que esses caras existam, clica AQUI pra conhecer os Homenzinhos de Merda™ )

Emponderamento
Aposto que você, que conhece um pouquinho do cenário, sabe que emponderamento é uma palavra mágica pro feminismo.
Emponderar nada mais é que um processo de aquisição de ferramentas para combater nossas opressões. É quando nos tornamos mais fortes para desconstruir os papéis que nos impõem e para lutar por equidade, sejam eles sobre como nos sentimos, como a sociedade diz que devemos nos sentir ou nossos cenários de vida.
O que quer dizer que o feminismo me ensinou a desconstruir critério e ideias e lutar pelo meu ‘lugar ao Sol‘ dentro da sociedade.

Sororidade
Mais uma palavra que, quem lê sobre, já está familiarizado.
Desde pequenas, nós mulheres, somos treinadas como soldadas para sermos rivais umas das outras. O-T-E-M-P-O-T-O-D-O.
A sororidade me ensinou a árdua tarefa de me colocar na situação da amiguinha, e mais do que isso, de brigar por ela, junto com ela, ao seu lado! Essas coisas de ‘mulher se arruma pra outras mulheres (sentirem inveja)‘ ou de ‘fulana de tal usa roupa curta, é vagabunda‘, na verdade, tudo isso, acabou por aqui graças ao feminismo :)

Agregar é o caminho!
Outra ideia da sociedade que vivemos desde os primórdios é a segregação, o que só causa mais separatismo e, consequentemente, elitismo. Graças ao feminismo, abri minha cabeça para TANTOS outros movimentos, minorias e pontos de vista, tantas outras batalhas alheias e ideias diferentes das que já tinha ~montadas~ dentro do meu intelectual, que sinto a diferença no meu posicionamento e entendimento visivelmente, o que me ajudou, particularmente, a lidar com tipos diferentes de pessoas.

Se você ainda duvida de tudo que aprendi desde que comecei a ler, entender e praticar o feminismo, dá uma olhada nesse post AQUI, onde eu conto onde leio e o que sigo pra ficar TÃO fera assim no assunto.

E pra você que ainda não entendeu:
tumblr_m808628leo1qak4zoo1_500/♥/

Se você tem algum texto legal ou alguma coisa pra contar sobre feminismo, não esquece de comentar!
beijos♥

(esse post é dedicado a minha amiga mais feminista e que me ensinou e ensina boa parte dessa prática: Karloca♥)

Anúncios

19 comentários sobre “4 coisas que aprendi com o feminismo!♥

  1. Adorei o post! Resume alguns dos termos básicos para entender o que o feminismo luta para acontecer *-*
    É uma pena mesmo que ainda ouçamos mulheres falarem mal de outras como se fosse algo natural. É preciso perceber que essas palavras só fortalecem uma sociedade que nos deixa presas no pensamento de que “não podemos muito”, “não somos capazes por tal e tal motivo”. Acho que a sororidade é um dos primeiros pontos para seguir o ideal feminista, e com isso vem a agregação, o empoderamento, o crescimento…
    Continue escrevendo sobre isso! Vou adorar ler ((((:

    Beijinhos!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Que lindo ver mais sobre feminismo por aqui *-*
    Ainda mais dessa forma, em que através da sua experiência consegue passar alguns conceitos que certamente vão ajudar as pessoas a se interessar! (coisa que ainda não consegui fazer no meu blog sobre esse assunto… rsrs!)

    Tem muita complexidade dentro do movimento feminista, mas acho que quando conseguimos encarar os conceitos de forma mais leve e trazer pra nossa realidade cotidiana é super legal!

    Beijos!

    Curtir

  3. Vera, o que mais amo sobre o feminismo é, com certeza, a SORORIDADE!
    Desde que comecei a ler mais sobre o tema, achei que a grande lição que o feminismo ensina pra nós, mulheres, é que não adianta a gente dizer que pode tudo o que os homens podem se, ao vermos uma mulher que se veste ou se comporta diferente de nós, a gente se colocar no papel de machista e condenar.
    É uma maravilha podermos libertar umas as outras dessas competições e condenações, sabe?
    Tratar todos de maneira igual!
    Amei
    Xero

    Curtido por 1 pessoa

  4. Me aproximei do feminismo esse ano e descobri que é um movimento só amor! Ver e fazer o bem, ajudar as mulheres.. Tudo lindo! É tão bom conhecer gente que possui essa mesma opinião! Já que infelizmente muitas meninas tem um preconceito com ele… E uma das melhores coisas, sem dúvida, e parar com as competições femininas, o bom é saber que estamos sempre juntas nessa!
    Belo post :)
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Querida Vera, se tudo isso te faz bem então pronto! São estados de vida, que alcançamos quando vamos abrindo nosso mente, nosso intelecto! Viva bem, viva feliz! Me chamo Sol, estou venho direto do Projeto vai um café… conhecer seu blog e desejar longa amizade para nós. Amei seu cantinho e claro que vou ficando por aqui! Quando puder, vem me vistar também e se ficar por lá será muito bom! Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Amei o texto, acho que o feminismo está aí para nos ajudar em muitas coisas. Tenho lido bastante, mas confesso que já fui muito mais ativa… ia em marchas, debates e tal. Por um momento o discurso de algum@s pessoas foi me parecendo radical demais, fora a reprodução de ideias sem análise alguma sabe…

    Curtido por 1 pessoa

    • Ah Tha.. é uma pena essas atitudes tenham diminuido sua militancia..
      Acho importante lutarmos pelos nosso ideais, sabe? E espero que você consiga passar por cima dessas reações exageradas e volte a brigar por isso
      beijos

      Curtir

Conta pra mim o que você achou?!♥

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s