Feminismo: Onde e por que ler mais sobre o assunto?

Ah a interwebs… Esse buraco negro pantanoso que nos agarra pelas pernas e nos arrasta por entre redes sociais, portais de noticias, blogs e mais blogs. E vídeos? O que dizer do ciclo eterno do Youtube?! É sempre ‘deixa eu ver aqui uma receita rapidinho‘ e horas depois já estamos em um tutorial com caixa e cola para produzirmos algo que sequer precisamos.
Ainda assim, a interwebs pode MUITO ser fonte de conhecimento, canal para uma ampliação intelectual e, porque não, uma via para entendermos melhor a sociedade em que vivemos.

Dito isso, vou logo colocar os dois pés na porta: VOCÊ SABE O QUE É FEMINISMO?
Se a resposta foi sim, GREAT: vamos dar uma turbinada nos conhecimentos sobre, se a resposta foi não: NÃO DESESPERA, migs!
Cata a pipoca, prepara o mouse e vem que eu te mostro o caminho das pedras.

Minha primeira ~indicação~ é o ‘Revista Capitolina‘. Tá, se você é leitor (a) aqui do blog já cansou de ver um monte de link bacana de lá por aqui, mas mesmo assim, quando se fala em BE-A-BÁ, em vários pontos de vista e, principalmente, em abordagens sutis e MUITO explicativas sobre o tema, azmina são SENSACIONAIS.
Cada texto é mais didático e pronto pra ser digerido por qualquer pessoa realmente interessada.
Vale sugerir ESSE glossário maravilhoso e toda ESSA gama de textos sobre o assunto.
Na mesma linha de blogs bacanas, o ‘Bitch Pop‘ é BEM pessoal, mas trás a tona temas atuais e vários videos que mesclam cultura pop e suas variáveis ao tema (inclusive, esse post nasceu graças ao último post desse bloguinho que acompanho a tanto tempo e AMO!).

Muito bem, tendo lido sobre o básico, vamos mais afundo.
Um outro site que me ajudou (e ainda ajuda) a entender sobre emponderamento, amor-próprio e que me mostra tantos lados que preciso desconstruir para ser uma mulher melhor é o ‘Lugar de Mulher‘, cujo slogan é: ‘lugar de mulher é onde ela quiser‘, que pública textos e dicas pra você ser você mesma e arrasar em qualquer estação (tipo aquelas chamadas de capa de revista: só que ao contrário!).

Agora que você já tá ~quase~ expert, tem que dar uma passadinha no ‘Think Olga‘, um dos coletivos feministas mais conhecidos e detentor de uma das melhores campanhas que eu já vi (e que inclusive, faço parte! Olha o banner aqui do lado ->), a ‘Chega de Fiu Fiu‘.
Agora se você não é muito da interwebs e quer saber mais sobre o assunto usando as redes sociais, pega aqui na minha mão e corre seguir essas páginas no Facebook.
Já que estou falando em campanhas, você conhece a ‘Vamos Juntas?‘, a página que é reponsavel pelo projeto, dissemina a ideia de sermos (nós, mulheres), companheiras uma da outra ao notarmos qualquer tipo de ameaça (assédio, risco de violência, violação de direitos, etc) contra outras de nós, especialmente em lugares públicos. A campanha é tão bacana (e séria) que já saiu das redes pra vida real. Lá na página dá pra ler histórias e compartilhar ideias para otimizarmos e nos unirmos diante de situações que, muitas vezes, soam corriqueiras.

Ainda falando em páginas nas redes, minhas outras 3 dicas são: a ‘Empondere Duas Mulheres‘, a ‘Feminismo Sem Demagogia‘ e a ‘Feminista Subversiva‘, todas elas compartilham textos, dados, abrem espaço para experiências, e são cheias de vídeos e imagens que ajudam melhor a explicar, ilustrar e demonstram ideias praticas pra colocarmos nosso GIRL-POWER no dia-a-dia.

Se você conhece algum blog/página/portal/twitter bacanas sobre o tema, me conta aqui embaixo!
Compartilhem suas experiências, caso já conhecessem algum dos citados!

Beijos♥

Anúncios

16 comentários sobre “Feminismo: Onde e por que ler mais sobre o assunto?

  1. Vera… Olha eu! Olha eu!
    Vida de produtor de eventos é uma loucura… Fiquei um pouco ausente pois estava em um projeto que demandava bastante tempo, já entreguei o projeto e como foi na ilha de Comandatuba, trouxe muito axé e boas energias! rs
    Bom, vamos falar sobre o seu post… Muito tem se dito sobre feminismo e o engraçado é que ainda temos que lidar com esse tempo em pleno século XXI, esse e o racismo, discriminação. Será que é difícil das pessoas entenderem que somos todos iguais e deveríamos ter os mesmos direitos?! Muito complicado, mas você fez muito bem em sua postagem.

    Ps; adorando os seus snaps! Sempre que posso vou acompanhando.

    Lá no blog têm dois posts bacanas, uma sobre reality e outro sobre a semana de moda de SP! Um resumão para ser sincero. :) Eu fico aguardando sua ilustre visita.
    HuG!
    http://www.andrehotter.com
    👻 Snapchat: andrehotter

    Curtido por 1 pessoa

    • Ah querido, primeiro: também amo seus snaps! Adorei a viagem (acompanhei tudinho ahahaha)
      Que bom que gostou do post. Concordo com você, e acho que a unica coisa que pode engrandecer o ser humano é conhecimento.. então, é isso que temos que tentar passar pra frente, né?!
      Vou lá ver os posts sim!
      Beijão!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Muito bom Verinha!!! :D
    Acho o Think Olga sensacional, e esse Vamos Juntas mais ainda!

    É muito bom saber que não estamos sozinhas nessa :)

    Mas, como comentei em um outro blog, tudo que é bom tem seu lado ruim. Eu acho o feminismo e o amor próprio coisas extremamente fundamentais, mas acima de tudo, respeito.

    Infelizmente, muitas meninas (por suas vezes imaturas pra cacete) tendem a menosprezar outros tipos de opiniões e fazem um bafafa ridículo falando sobre feminismo e acaba deixando a imagem do “ser feminista” piada aos olhos de quem vê :~~

    Isso me irrita HORRORES! hahhahahah

    Beijo! =*

    Curtido por 1 pessoa

  3. Bacana! Minha irmã é feminista de carteirinha, mas anda mais de buenas por conta do que a Lê falou, tem umas meninas que extrapolam mesmo.
    Eu sei o que é feminismo, sim.. mas não levanto muito a bandeira porque já vi cada discussão que nem me interessei muito em ler sobre. Mas, uma coisa é fato: RESPEITO E DIREITOS IGUAIS, isso não precisa nem ser feminista pra saber. Mas de um lado se tem mulheres levando a causa à sério, tem outras queimando o nosso filme geral. Confuso!
    Voy dar uma lida nos links que tu passou, A-GO-RA!
    Beijão, Verinha!

    Curtido por 2 pessoas

    • Ah Bea, acho que vale a pena dar uma lida, pelo menos pra conhecer né?!
      Se posicionar é importante, e embora eu também MORRA DE PREGUIÇA de ‘bater boca’ (ainda mais na internet) é sempre bom saber sobre o que a gente fala né?!
      Beijos, musa!

      Curtido por 1 pessoa

  4. Ah, um blog que faltou por aí, mas que foi o primeiro contato meu com o feminismo na internet é o Escreva, Lola, Escreva (http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/). Gosto muito dos textos da autora, fazem pensar bastante sobre uma gama de assuntos que envolvem o feminismo.
    As páginas do facebook citadas são ótimas, leio todas sempre que posso (:
    Os blogs eu tentarei visitar a partir de agora!
    Adorei as dicas! Beijoooos!!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Amei o post, realmente acho que nós mulheres ainda temos uma longa caminhada pela frente com o se refere a sociedade. Por isso é tão bom ver blog’s que nos representem e que realmente geram uma movimentação. O projeto Vamos Juntas é sensacional, muitas de nós sofrem caladas e mostrar que tem pessoas que as apoiam é essencial para evitar o silêncio de qlq assédio, preconceito, etc.
    E concordo plenamente que RESPEITO E DIREITOS IGUAIS são essenciais.
    Obrigada por compartilhar esses blog’s. *_*

    Curtido por 1 pessoa

    • Que bom que gostou!
      Concordo com você.. Acho que falta informação, e isso é um dos motivos de nos escondermos tanto.. Mas não mais né!? Agora temos uma nova voz, que parece estar cada vez mais em evidência!
      Beijos grande e obrigada pelo comentário agregador!

      Curtido por 1 pessoa

Conta pra mim o que você achou?!♥

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s