Desafio Literário 2015! – Cartas De Amor Aos Mortos

‘Cartas de Amor aos Mortos’, foi descoberto junto com ‘A probabilidade estatística do amor a primeira vista’ e eu ganhei de presente da minha madrinha <3
Vou resenha-lo pra vocês dentro do #desafioliterario2015 e caso queiram encontrar outros posts que fazem parte da brincadeira é só dar um ~search~ na hashtag.

desafio-literario-aml-duds

A coisa mais legal sobre esse livro é que, buscando a sinopse oficial dele pra colocar nesse post, descobri que a autora, Ava Dellaira, tem um site e lá disponível pra quem quiser, um espaço chamado: ‘Share Your Love Letter’, que nada mais é do que uma caixa de diálogo disponível e pronta pra você deixar uma ‘carta’ para alguém.
Achei muito original e uma forma de aproximar os leitores. Mas, vamos a resenha.

‘Prestes a começar o ensino médio, Laurel decide mudar de escola para não ter que encarar as pessoas comentando sobre a morte de sua irmã mais velha, May. A rotina no novo colégio não está fácil, e, para completar, a professora de inglês passa uma tarefa nada usual: escrever uma carta para alguém que já morreu. Laurel começa a escrever em seu caderno várias mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Elizabeth Bishop… sem nunca entregá-las à professora.
Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky.’

Se eu pudesse definir o livro de estreia da autora Ava Dellaria lançado em 2014, pela Companhia das Letras, seria audacioso. Não só pelo tema e enredo, mas pela forma ousada de escrita.

Quando li a sinopse de ‘Cartas de Amor Aos Mortos’, não desconfiei de que as cartas estavam sendo escritas pela protagonista para grandes celebridades que já faleceram. Uma outra surpresa foi o fato do livro não ser escrito em nenhum momento fora desse modelo, isto é, Laurel conta sobre sua vida dentro de cada carta que escreve para personalidades como Kurt Cobain, Amy Winehouse, River Phoenix, entre outros.
IMG_08132

Falando sobre a trama: que agradável surpresa. Quando comecei, achei que seria um livro bem bobinho, com o objetivo de atingir um publico mais novo e mais inocente, mas me enganei veementemente.
Já deveria saber que o livro tinha tudo pra dar certo, depois de ver que o depoimento de capa era de Stephen Chbosky, o autor de ‘As Vantagens de Ser Invisível’ mas acabei não me atendando a isso, o que foi uma coisa boa, porque me deixou a mercê das surpresas finais.

A protagonista, Laurel, confesso, me deixou extremamente angustiada o filme todo. Haviam momentos em que eu estava lendo e de repente me pegava segurando o ar. De uma forma ou de outra, apesar dessa sensação, não a achei uma protagonista com força, mas no fim, ela carrega a trama como a peça central de um tabuleiro.
Outro ponto interessante sobre os personagens é o fato deles serem tão bem escritos que me deram a impressão de tomar cor conforme vão se desenhando dentro da história.
IMG_081222
O livro vale a leitura pela maior premissa: ‘Não julgue um livro pela capa’.

Se você gostou dá pra comprar o livro físico aqui e baixar em PDF aqui!
Beijos♥

Anúncios

3 comentários sobre “Desafio Literário 2015! – Cartas De Amor Aos Mortos

Conta pra mim o que você achou?!♥

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s