Resenha: ‘The Normal Heart’ ♥

Eu poderia ter colocado esse filme dentro de algum post com outros ‘Filmes Assistidos’, mas o filme é tão incrível que eu quis mesmo fazer um post separado!

Pra quem nunca ouviu falar, ‘The Normal Heart’ é uma produção do canal HBO em um modelo muito comum nos EUA: filme para a televisão. Isso é, o filme vai direto para o canal e depois sai em distribuição.

Quando resolvi assisti-lo, sabia mais ou menos do que se tratava, mas a primeira boa impressão do longa veio direto daí: o filme é bem explicado, te situa MUITO bem diante do panorama em que se passa a história.
A trama central é simples: Estamos em 1981. Uma doença misteriosa se alastra pelos Estados Unidos, com alto grau de mortalidade: cerca de 50% dos infectados acabam falecendo. Como a imensa maioria é homossexual, ela logo é apelidada de “câncer gay” e, por preconceito, não recebe a devida atenção do governo norte-americano.
Ned Weeks (Mark Ruffalo) é um escritor e ativista alarmado com a AIDS e suas preocupações raivosas contra o governo no veículos de mídia tomam proporções enormes, colocando ao seu lado apenas a médica, também consternada com a situação, Emma Brookner (Julia Roberts).

Quem, como eu, nasceu na década de 90 (ou depois), não vivenciou a época presente no filme, e mesmo que tenha lido sobre o assunto, não faz ideia (eu não fazia!) de como foi o desenrolar do descobrimento e da luta pelo tratamento para AIDS.
Além disso, também não fazia ideia da briga para haver contingencia e apoio governamental, não só na parte medicinal, mas também na parte psicológica.

Eu dividiria minha surpresa e o bom desenvolvimento da produção do meu queridinho Ryan Murphy (amo tudo o que ele faz! De ‘Glee’ a ‘AHS’), em três nichos:
A história central, que nada mais é que a epidemia da AIDS, a primeira impressão dos homossexuais da trama ao lidarem com ela, a pressão por parte do personagem do muso♥ Mark Ruffalo, a decadência que tenta ser resgatada por parte da associação ativista e seus desdobramentos. O segundo ponto seria a participação impecável de uma médica completamente fora da curva e diferenciada vivida por Julia Roberts. E por último os romances e dia a dia dos personagens principais.
FotorCreated

O elenco é de primeira grandeza, bem condizente com a super produção que, por mais charmoso que pareça, não tem cara de super produção: Mark Ruffalo está brilhante no papel central do filme. Fiquei assustada, porque mesmo sendo fã do ator e sempre o acompanhando no cinema, nunca o vi em um papel tão profundo, delicado e maravilhosamente certo para ele. Ao seu lado, Matt Bommer foi uma agradável (e linda!) surpresa, porque mesmo o acompanhando de longe, vi que ele prova ser muito mais do que um rostinho bonito (lendo depois descobri que ele perdeu 18 quilos pro papel! E eu pensando que era truque #SabeDeNadaInocente).
Outra surpresa foi Taylor Kitsch, que eu já tinha visto nas telas e não lembrava da onde (aí lembrei que foi em Battlefield e MEU DEUS QUE CARACTERIZAÇÃO É ESSA?!), mas que dá um tom sombrio e profundo a trama.
Ainda preciso comentar Jim Parsons (Bazzinga!) que está irreconhecivelmente falante e lustroso no filme, o que é diferente e tocante ao mesmo tempo, Jonathan Groff, o ex-Glee que reconheci de cara, em uma participação pequena mas perturbadora, a musa maior, Julia Roberts que se entrega no ponto de me emocionar com uma única mudança de expressão e pra fechar, Finn Wittrock, o Danddy de ‘AHS – Freak Show’, que mostra novamente o porque é o queridinho do momento!

Tenho que confessar o quanto foi dificil falar sobre esse filme aqui, porque há muito tempo um filme não me emocionava tanto em tantos aspectos ao mesmo tempo.
Cada diálogo pensado tão brilhantemente para chegar em todos de alguma forma.

Ufa! Escrevi demais, mas a conclusão sobre ‘The Normal Heart’ é: Que filme maravilhoso! ♥
Tocante, intenso, provocador, com um elenco e uma produção de primeira grandeza e um história real esmiuçada com inteligência e muita delicadeza.

Se assistir, me conta aqui nos comentários!
Beijos ♥

Anúncios

2 comentários sobre “Resenha: ‘The Normal Heart’ ♥

Conta pra mim o que você achou?!♥

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s