Resenha: Cante Para Eu Dormir

A Nath, do Claquete Rosa, indicou alguns livros que estavam free download a cerca de três semanas atrás (não me lembro o site ):)
Como não sou boba nem nada, baixei os três, e um deles era: ‘Cante Para Eu Dormir’, da Angela Morrison (publicado pela Pandorga).

cante

Sinopse: ‘Cante para eu dormir revelará a dura realidade da vida, a energia firme da amizade e mostrará que o verdadeiro amor transcende tudo. O livro conta a história de Beth, uma garota que sofre bulling e passa toda sua infância sendo rejeitada por sua aparência. As únicas pessoas a aceitá-la são sua mãe e seu melhor amigo, Scott. Mas tudo isso fica para trás quando ela é convidada para ser a vocalista do coral da escola e recebe a transformação que lhe dará a oportunidade de conhecer um amor que vai além de tudo, até mesmo da própria vida. Derek é tão lindo, tão doce, tão fantástico que Beth acha que não merece, mas quer experimentar, mesmo estando á milhas de distância. Porém, existem segredos não revelados entre eles. A história reúne as mais profundas emoções humanas: decepções, tristezas, alegrias, amores e paixão, muita paixão, que ficará gravada em cada coração por muito tempo, mesmo depois do término da leitura.’

Lembrando que esta resenha pode conter spoilers! ):
Quando fui ao shopping, o livro estava na prateleira infanto-juvenil, então, comecei a entender o porque não achei ele incrível.
‘Cante Para Eu Dormir’ é uma obra para adolescentes, bem direcionada e bem escrita, apesar de contar com algumas falhas aparentes.

Beth é uma personagem inspiradora, sua bravura é notável, mas me incomodou seu comodismo e seu crescimento muito repentino do meio para o final do livro. O mesmo não se pode dizer de Derek, um personagem maduro e muito consciente, me cativou verdadeiramente.
O triângulo de ambos com Scott me deixou um pouco confusa, me lembrou quase um Crepúsculo (sem a parte da magia), mas faltou tato para lidar com as situações.

A história decorre sem problemas ou grandes acontecimentos, o que significa que li o livro esperando o momento culminante (falarei sobre mais pra frente). Falta delicadeza nas mudanças de tempo e também falta liga de um personagem centrado.
O tema central muda muito e isso também deixa a história aberta demais. No inicio fala sobre o bullying e as mudanças de Beth, depois sobre o dia a dia nos corais, depois sobre o mistério de Derek, e volta para o coral, terminando com a conclusão de tudo rápido demais, deixando a desejar no final. Acredito que este também seja um dos motivos da aceitação infanto-juvenil tão alta, o livro é de leitura rápida e pouco exigente quanto a qualidade.

De qualquer forma, me emocionei nas últimas páginas, quando finalmente é revelado o mistério de Derek e nós, leitores, passamos a entender mais sobre o universo que o rapaz viveu durante toda a história.

A autora só esclarece toda a motivação do livro, no final, em sua nota. Lá ela explica que Derek (e sua doença) foram inspirados em um amigo da autora que convivia com Fibrose Cística e que também cantava em corais. No livro a autora também fala sobre os números alarmantes da doença e da falta de suporte para a mesma.

Achei uma leitura válida para tomar tempo, sem compromisso e sem grandes expectativas.

Aqui você compra o livro físico, ou aqui em PDF.
Beijos e boa leitura! ♥

Anúncios

Conta pra mim o que você achou?!♥

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s