#StopTheBeautyMadness e Bullying.

A blogosfera (e o Facebook!) está tomada por meninas, mulheres, blogueiras, mães de família, trabalhadoras, ruivas, morenas, loiras, tingidas, que gostam de batom vermelho, que preferem os discretos, dos cabelos lisos, cacheados, metade/metade, alisados tirando selfies e fazendo carões em poses nada convencionais? Não. Tirando fotos sem maquiagem (e filtro!).
marilyn-monroe-quotes-tumblr-i1

-também acho, Marilyn!♥-

Os veículos de mídias foram tomados pela febre de campanhas como #StopTheBeautyMadness (acabem com a loucura da beleza) e #CaraLavadaComGlamour. As mesmas já apareceram em sites, exposições, blogs, sites de cultura geral e está em todas as timelines do Brasil!

Li muito relatos (dá pra ver quem publicou sobre o assunto clicando na # do seu Facebook!) bacanas, diferentes e sofridos. Muitas meninas que sofreram pressão dos pais, amigos, sociedade no passado e que hoje são super bem resolvidas, outras que não superaram isso tão bem e ainda não se sentem muito confortáveis com quem são, mas já tem ciência disso e trabalham arduamente para mudar suas auto-criticas.

Também vi muita gente (como sempre) tentando se promover as custas de um assunto tão sério. Tô falando de beleza? Não, tô falando de uma coisa MUITO MAIOR.

Dados recentes apontam que 1 em cada 5 adolescentes pratica o bullying no Brasil. Em uma outra pesquisa vemos um outro dado alarmante: 3 em cada 10 estudantes sofrem esse bullying no Brasil. Em termos práticos: se você tem algum tipo de estereótipo ~fora dos padrões~ (o que quer que isto seja) você vai ser atacado GRATUITAMENTE.
Isto possivelmente explicaria essa sede cada vez mais precoce de nos cobrirmos com rótulos, maquiagens e informações irrelevantes simplesmente para nos encaixarmos e não nos expormos.

Presta atenção! 
‘nos ENCAIXARMOS’ – vem de CAIXA. 
Tá ruim? PIORA.

No dicionário: v.t. Meter em caixa: encaixar mercadorias.
Fazer encaixe, entalhar, ensamblar.
Meter, introduzir, ajustando-se perfeitamente.
V.pr. Caber, ter propósito (uma citação, uma frase).

É difícil falar até onde vai a loucura por um ‘like’, por um ‘senta aqui com a gente’, por um ‘número 1 na lista de meninas mais bonitas da sala’ ou até ‘vai ficar sozinha assim pq não se arruma’ ou ‘porque é gordinha’ ou ainda ‘porque tá cheia de acne’. As meninas de 2014 serão as mulheres de 2024, como nós, éramos as meninas de 2000 e poderíamos ser diferentes se as mulheres da época fossem mais resistentes ao lugar que as colocavam.

É histórico tudo o que nós conquistamos: o direito do trabalho e do voto, o combate e a vitória diante da violência doméstica (que ainda acontece, ainda que em menor escala e já sendo considerado crime!), mas ainda somos consideradas ‘bonecas’ pela sociedade. A mulher ainda é marcada para enfeitar as prateleiras desse mundão véio sem porteira.

Em tempo, deixo meu registro de que espero que campanhas assim (estas e tantas outras que estão por vir!) possam de fato atingir não só a pessoas globalizadas na internê, mas também a toda uma sociedade moldada para seguir padrões que deveria aprender desde cedo que: ‘a beleza está nos olhos de quem vê’.

marilyn-monroe-quotes-10-pra terminar com uma frase dessa mulher que era MUITO mais do que SÓ linda-

Anúncios

4 comentários sobre “#StopTheBeautyMadness e Bullying.

  1. O seu texto está MARAVILHOSO! Disse tudo, bullying é coisa séria e esta campanha também começou assim – além da #StopTheBeautyMadness e #CaraLavadaComGlamour tem também a #TerçaSemMake do blog GWS ;)
    Sensacional a descrição de “encaixar”. Obrigada por abrir um espaço em seu blog lindo para falar disso! <3

    Curtido por 1 pessoa

Conta pra mim o que você achou?!♥

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s