Tecnologia x Informação – PARTE 1: Você é seu celular?

(Vou dividir esta série em 3 textos. A começar por este).

Tô ensaiando há um tempo para falar deste assunto polêmico: mamilos tecnologia.

10370347_10152610932333287_392274913975846950_n

Primeiro porque este texto vem desmistificar aquele papo de: não vivo sem meu celular. Mentira, vive sim.
Seus pais viveram (boa parte da vida!), seus avós viveram, e te digo mais, seus bisavós TAMBÉM viveram. Por que você, jovem, moderno (a), inteligente, com acesso a todo tipo de informação tão rapidamente, não viveria?

Analisemos os fatos (com alguma ajuda, é claro!):

Sabem quantos anos tem o aparelho celular? 30. Isso mesmo, 30 anos de existência. Ele começou como o famoso ~tijolo~, com tecnologia analógica. Pois é, minha gente, nossos pais só tinham acesso ao (pasmem) 1G. Com o passar dos anos, como é de se notar, os aparelhos foram evoluindo e se tornaram este grande cinto de utilidade do Bátima com 4G, acesso as redes sociais e envio simultâneo de imagens e textos a várias pessoas.

Um estudo realizado em meados de 2009 acusava que 47,3% dos jovens estudados preferiam enviar mensagens de texto. Nesta mesma pesquisa, ínfimos 6,9% declararam preferir conversar pessoalmente. Vale lembrar que estamos falando do inicio do BOOM dos smartfones. Na época da pesquisa, os jovens ainda tinham acesso somente a aparelhos simples.

Fazendo uma breve conexão a esta passagem de tempo, esse texto aqui! da Awebic conta uma experiência bem curiosa sobre o restaurante que notou uma queda de produtividade x lucro e decidiu investigar a causa a fundo. Bingo! Os celulares tinham 50% da culpa referente a demora do atendimento, sendo este artigo de 2014.

Cinco anos depois, conseguimos desenhar uma linha do tempo tênue. No inicio dos anos 2000 o acesso aos aparelhos celular era pequeno, a tecnologia era limitada e a utilização da mesma, mais ainda. No inicio da segunda década de 2000, notamos um aumento na utilização dos aparelhos, o preço ficou acessível, a tecnologia mais avançada e muito mais aderida pelas classes. Hoje, já na segunda década de 2000, vemos como a tecnologia dizimou qualquer contato social pessoalmente e substituiu a todo e qualquer outro meio de comunicação. Hoje, os smartfones englobam televisão, internet e comunicação interna em apenas um touch.

A pergunta (sem poetizar) é: qual é o valor do contato humano diariamente?

Quantas vezes não chegamos a um restaurante, olhamos o celular, damos check in, pedimos o prato, tiramos uma foto para as redes sociais, comemos, mais uma olhada, uma resposta aqui, outra ali, pagamos a conta e usamos o telefone mais uma vez para pedir um táxi e sequer olhamos para as pessoas com quem estávamos jantando? Qual é o valor REAL que pagamos por algum conforto e comodidade? De quantas experiências incríveis abrimos mão por ser muito mais fácil usar o celular, a rede social, o GPS e o relógio?

Mas a pergunta de verdade a ser feita é: por quanto tempo estaremos nesta condição? Acreditando que a evolução é um touch, quando na verdade a evolução é poder trocar experiências reais com as pessoas, viver plenamente as menores e mais estranhas e constrangedoras e bizarras e amáveis situações, e no final poder rir de tudo isso.

Porque pra mim, nenhum toque na tela ou voz no fone, substitui o prazer de tocar outra mão e ouvir a voz no pé do ouvido.

 

Anúncios

2 comentários sobre “Tecnologia x Informação – PARTE 1: Você é seu celular?

  1. Ótimo texto. O uso desenfreado da tecnologia está fazendo com que muitos relacionamentos fiquem virtuais.
    Aqui no meio dos meus amigos, sempre que saímos juntos, fazemos apostas. Quem pegar o celular para ficar navegando nas Redes Sociais, paga a conta. Está liberado somente para fotos e mais fotos. Aqui dá muito certo. Nossa comunicação se torna a prioridade.

    Bjim!

    Tammy

    Curtir

Conta pra mim o que você achou?!♥

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s