A culpa é de quem mesmo?

É bizarro, mas dados apontam que a cada 12 segundos, uma mulher é estuprada no Brasil. Pois é, não sou doutora. Não sou formadora de opinião, nem jornalista, mas sou mulher e me sinto no direito de ~passar pra frente~ e compartilhar esse tipo de informação, e mais do que isso: afirmar e re-afirmar que a culpa nunca é da vitima.

Parece desses textos prontos, mas não é.
A Marie Claire apresentou essa matéria aqui em seu site que conta mais sobre os dados (IMPRESSIONANTES!) relacionados a estupro no Brasil e no mundo.
Pra deixar mais visual, olha só onde o assunto chegou. Barack Obama lançou uma campanha intitulada: ‘1 is 2 many’, que carrega como ~slogan~ a premissa (atenção para isso!):

‘Se ela não consentiu ou não pode consentir, é estupro’.

Essa campanha foi lançada após levantarem-se alguns dados e se descobrir que 1 a cada 5 universitárias sofria abuso antes do final do seu curso.
Aqui no Brasil, a história infelizmente não é diferente. Um levantamento mostra que 57% dos responsáveis em casos de estupros são amigos ou parentes das vítimas!

O blog ‘Lugar de Mulher’, também trouxe aqui, com texto da jornalista Grazi Massonetto, uma discussão concisa e esclarecedora sobre o tema que é polêmico e não deveria.

E

 

 

Esse gráfico define exatamente o estereótipo que parece (mesmo que aos poucos) estar sendo quebrado, e que de fato é quando a mulher não se sujeita a violência sexual seja ela dentro ou fora de casa.

Toda essa informação só mostra o quanto é importante FALAR! Compartilhar e deixar a informação chegar ao próximo e ao outro e ao outro, até que estejamos catequizados diante de que postura tomar quando ouvirmos: ‘Fulana foi estuprada’ ou ‘Se tá vestida assim, é porque TÁ QUERENDO!’, ou ainda pior: ‘Ficou bêbada é porque quer alguma coisa’.

Cada um bebe o que quiser, veste o que quiser, sai a hora que quiser e se quiser andar nu QUE ANDE, porque ainda assim, corpo é corpo e não patrimônio público.

Por um mundo com mais liberdade, respeito e justiça e menos listas de ‘como evitar um estupro’.

Anúncios

Conta pra mim o que você achou?!♥

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s